domingo, 29 de maio de 2011

15ª aula de Informática Aplicada à Educação

Fonte
Na aula do dia 25 de maio de 2011 tivemos de ficar na nossa sala mesmo porque o laboratório de Informática do nosso curso está sendo transferido. No início a professora Ivete entregou as provas corrigidas e comentou um pouco sobre elas. Em seguida deu início ao tema Campos Conceituais, onde nos explicou o que é, como pode ser utilizado em sala de aula, como é feito. Após termos aprendido um pouco sobre este conceito partimos para a construção do nosso primeiro com o tema: "A importância do uso de tecnologias no ensino da Matemática"  e a partir daí fomos enumerando algumas palavras que seriam os nossos conceitos. Terminado isto cada dupla ficou a cargo de fazer o seu campo conceitual sobre o tema dado. Este mesmo campo conceitual será utilizado mais tarde quando tivermos acesso aos computadores novamente. 

14ª aula de Informática Aplicada à Educação

Fonte


Na aula do dia 18 de maio de 2011 realizamos uma avaliação escrita sobre os seminários apresentados. A prova continha nove questões, pelo menos uma de cada artigo apresentado e a última era uma dissertação sobre a importância (ou não) das novas tecnologias no ensino da Matemática!!

sábado, 21 de maio de 2011

Exercícios Resolvidos sobre função Quadrática!!

Olá pessoal!
Entrem na minha wiki, lá vocês irão encontrar os exercícios resolvidos para correção!!!

Os gráficos foram feitos com o auxílio do software Geogebra, então não aparece bem os pontos devido ao tamanho da figura, mas vocês podem observar como ele se comporta!! Lembre-se que se vc colocou valores diferentes para x diferentes daqueles que eu escolhi os resultados serão diferentes e talvez o gráfico fique um pouco diferente...
Qualquer dúvida me perguntem na segunda-feira!!!

Até lá!!

sábado, 14 de maio de 2011

13ª aula de Informática Aplicada à Educação

Na aula do dia 13 de maio de 2011 as apresentações foram feitas na sala pois o Laboratório não está disponível ao nosso uso. Foram apresentados três seminários:
Fonte


  • Primeiramente as acadêmicas Kelin e Leila falaram sobre o artigo "O mito da telinha - o paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador" o qual falava sobre as vantagens e desvantagens do uso de computadores na educação.
  • A seguir eu e o Gabriel apresentamos o artigo "Por Quê o Computador na Educação?" do autor José Armando Valente. Este texto trata a respeito da introdução do computador nas escolas, seus benefícios e desvantagens, bem como a maneira que o Computador agirá de maneira positiva na construção do conhecimento do aluno através do Construcionismo proposto por Papert, deixando de seguir o paradigma Instrucionista. Também fala a respeito de um programa chamado Logo Gráfico  e de seus benefícios para a construção do conhecimento, bem como a ação do mediador que tem como objetivo entender o raciocínio do aluno ao resolver a situação-problema, esta ação deve estar dentro da ZPD (Zona Proximal de Desenvolvimento).
  • Encerrando os seminários foi a vez da Juliane e da Luciane apresentarem sobre quatro artigos, onde todos tratam a respeito da inserção do computador nas escolas. Um dos artigos é o "Ciência da natureza, matemática e tecnologia. As novas tecnologias e sua expressiva contribuição para o ensino das ciências no ensino médio" , onde aparece não somente a Matemática, mas sim várias disciplinas.

12ª aula de Informática Aplicada à Educação

Faltei na aula do dia 04 de maio de 2011, logo não posso comentar a respeito da apresentação feita pelas alunas Scheila e Luany...