segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Batalha naval das equações



Os jogos matemáticos são importantes ferramentas para o ensino da Matemática.
"Por meio de jogos os alunos aprendem a se integrar e interagir no meio social do qual fazem parte, desprendendo-se do egocentrismo, relacionando-se melhor com os colegas, respeitando suas divergências, suas opiniões.” (SILVA, 2007, p.27)


O jogo Batalha naval das equações foi adaptado para a oficina A álgebra das equações: os problemas de ontem e de hoje, realizada no Colégio São Cristóvão onde a turma foi dividida em dois grupos para que pudessem jogar. Abaixo seguem as instruções do jogo.

porta-aviões
Material utilizado por grupo: uma grade-oceano e uma frota de navios: dois porta-aviões, cinco submarinos e oito barcos patrulha; que pode ser posicionada na grade-oceano pelos próprios alunos.
Regras do jogo: Pode ser disputado em dupla ou então em duas equipes. O objetivo do jogo éafundar os barcos adversários antes de todos os seus próprios barcos serem afundados. Cada jogada será a representação de um “tiro” no tabuleiro adversário, podendo atingir uma embarcação ou o oceano.
  • Grade-oceano: cartela com coordenadas para as linhas e colunas que será o campo de batalha.
  • Porta-aviões: embarcação que representa uma equação do 1º grau de maior dificuldade. Para afundá-lo são necessários três tiros. 
  • Submarino: embarcação que representa uma equação do 1º grau de dificuldade média. Para afundá-lo são necessários dois tiros.
  • barco patrulha
    submarino
  • Barco Patrulha: embarcação que representa uma equação do 1º grau de fácil resolução. É necessário um tiro para afundá-lo. 
Para realmente afundar as embarcações, os alunos deverão resolver uma equação que aparecerá após terem acertado os tiros.
Ganhará o jogo quem afundar primeiro a “frota inimiga”.